Climaconforto

O papel dos purificadores de ar nA MELHORIA DA QUALIDADE DO AR INTERIOR

Estima-se que a maior parte da população que reside no meio urbano ocupa uma grande percentagem (80 – 90%) do seu tempo em espaços interiores (casa, transportes, local de trabalho, etc.), o que torna a diminuição dos impactos da poluição atmosférica interior um alvo de maior preocupação

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar é responsável por cerca de 4,2 milhões de mortes anuais, sendo as infeções respiratórias a terceira maior razão de morte prematura em Portugal. Diariamente, somos expostos a uma variedade de poluentes atmosféricos (PM10, Ozono, NO2, CO2, SO2), indetetáveis ao olhar humano e altamente nocivos para a saúde e bem-estar, desde vírus, bactérias, esporos de bolor, pó, fumo e partículas ultrafinas (PM 2,5). 

A exposição a este fenómeno provoca e agrava diversas doenças, como alergiasdoenças pulmonares obstrutivas crónicasasmainfeções respiratórias; acidentes vasculares cerebrais (AVC); e cancros (cancro da traqueia, dos brônquios e pulmonar).

Partículas em suspensão no ar (PM)

O ar poluído é composto por partículas flutuantes que causam vários problemas de saúde. Estas partículas transportadas pelo ar, também designadas por PM, abrangem sujeira, poeira, fumaça e pequenas gotas de líquido (2).

As partículas PM2,5 são o poluente atmosférico que representa o maior potencial risco para a saúde humana, dada a sua dimensão extremamente reduzida e elevada capacidade de se infiltrarem no organismo e penetrarem profundamente nos pulmões e corrente sanguínea, provocando doenças potencialmente mortíferas. 

Qualidade do ar interior

Diversos estudos comprovam que em muitas habitações se verificam elevados níveis de poluentes, superiores aos considerados seguros, constituindo um indicador de risco para a saúde dos ocupantes. 

As substâncias prejudiciais são provenientes de várias fontes, podendo assumir a forma de , fumos, gases, vírus ou vapores e que são libertadas para o ambiente por si só ou pelo manuseio durante as rotinas diárias. O fumo do tabaco e a confeção de alimentos são as fontes de emissão que mais contribuem para o aumento de partículas ultrafinas no interior das casas. 

Filtros HYPerhepa® - tecnologia superior

A crescente preocupação associada aos efeitos nocivos dos elementos tóxicos e fluxos de poluentes presentes no ar, resultou na procura de soluções para garantir a qualidade do ar e ambiente interiorOs purificadores de ar são dispositivos especialmente projetados para remover poluentes do ar, melhorando a qualidade do ar e reduzindo a exposição a muitas partículas perigosas (IQAir, 2021). 

Em funcionamento, o purificador retira o ar do ambiente, passando-o por filtros específicos para remover partículas potencialmente prejudiciais e, de seguida, liberta ar fresco e saudável. A eficiência total do sistema é comprovada em laboratório onde é testada a filtração HyperHEPA® para atingir uma taxa de limpeza de valor igual ou superior a 99,97%.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *