Apoluição do arrepresenta uma das mais graves ameaças para asaúde humanaa nível mundial, sendo responsável por cerca de7 milhões de mortes prematurasanualmente. A poluição atmosférica e o aquecimento global estão estreitamente relacionados, uma vez que muitos dosprincipais poluentes também agem como gases de efeito de estufa. Melhorar aqualidade do arnão traz apenas benefícios para a saúde, como também para o desenvolvimento e o meio ambiente.
A exposição humana a este fenómeno resulta em diversas doenças respiratórias crónicas, cancro do pulmão e acidente vascular cerebral (AVC). É ainda estimado que, se o limiar da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a exposição a partículas finas fosse respeitado em todas as circunstâncias, a esperança de vida global aumentaria 2,3 anos, com base nos dados recolhidos em 2021.
A 4ª comemoração anual do Dia Internacional do Ar Limpo Para um Céu Azul, designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, assinala-se no dia 7 de setembro de 2023, com o tema: Juntos por um ar limpo. A celebração visa fomentar a cooperação e solidariedade internacional, apelando à adoção de novos comportamentos mais conscientes e a uma maior ação política no combate urgente à poluição atmosférica.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE
Neste ano, a ênfase é direcionada para a necessidade de estabelecer parcerias mais sólidas, aumentar os investimentos e partilhar a responsabilidade de combater a contaminação atmosférica. Os efeitos da poluição têm um impacto direto na saúde humana e nos ecossistemas.
Partilhamos e inalamos todos o mesmo ar, tornando-nos todos responsáveis por preservar e assegurar um ar limpo e saudável para todos.
Deixe um comentário