Climaconforto

Celebrar o Dia internacional do ar limpo

A poluição do ar representa uma das mais graves ameaças para a saúde humana a nível mundial, sendo responsável por cerca de 7 milhões de mortes prematuras anualmente. A poluição atmosférica e o aquecimento global estão estreitamente relacionados, uma vez que muitos dos principais poluentes também agem como gases de efeito de estufa. Melhorar a qualidade do ar não traz apenas benefícios para a saúde, como também para o desenvolvimento e o meio ambiente. 

A exposição humana a este fenómeno resulta em diversas doenças respiratórias crónicas, cancro do pulmão e acidente vascular cerebral (AVC). É ainda estimado que, se o limiar da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a exposição a partículas finas fosse respeitado em todas as circunstâncias, a esperança de vida global aumentaria 2,3 anos, com base nos dados recolhidos em 2021.  

4ª comemoração anual do Dia Internacional do Ar Limpo Para um Céu Azul, designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, assinala-se no dia 7 de setembro de 2023, com o tema: Juntos por um ar limpo. A celebração visa fomentar a cooperação e solidariedade internacional, apelando à adoção de novos comportamentos mais conscientes e a uma maior ação política no combate urgente à poluição atmosférica.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE

Neste ano, a ênfase é direcionada para a necessidade de estabelecer parcerias mais sólidas, aumentar os investimentos e partilhar a responsabilidade de combater a contaminação atmosférica. Os efeitos da poluição têm um impacto direto na saúde humana e nos ecossistemas. 

Partilhamos e inalamos todos o mesmo ar, tornando-nos todos responsáveis por preservar e assegurar um ar limpo e saudável para todos.

 #TogetherForCleanAir

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *